Contato Gol: saiba como falar com a companhia aérea

Descubra como entrar em contato com a Gol Linhas Aéreas para tirar dúvidas, fazer reclamações ou solicitar alterações em seu voo.

Avião da Gol decolando

A Gol cancelou ou atrasou seu último voo? Descubra grátis seus direitos!

Contato Gol: como falar diretamente com a Gol

Precisa falar com a Gol para pedir informações, remarcar uma passagem aérea ou até mesmo fazer uma reclamação, como de um voo cancelado pela companhia aérea? Então entenda neste artigo como funciona o atendimento Gol.

Em geral, você consegue falar com um atendente da empresa se ligar para o número da Gol referente ao tipo de serviço que você precisa. Mas a companhia aérea também oferece suporte em outros canais, como o chat Gol.

Para facilitar a sua vida quando você precisar ligar para a Gol ou acionar a empresa pelo chat, compartilhamos a seguir todas as alternativas de contato com a Gol. Siga a leitura e confira!

Como falar com a Gol por telefone?

Se você quer remarcar um voo da Gol por telefone ou pedir informações gerais sobre a sua passagem, entre em contato pelo número do “Fale com a Gol”.

Nesse telefone, você também tem acesso à Central de Vendas Gol. Ou seja, se quiser, pode adquirir passagens aéreas da empresa ou comprar bagagem por telefone para voo da Gol.

Veja como falar com a Gol por telefone:

  • Telefone atendimento Gol no Brasil: 0300 115 2121 (custo de ligação local + impostos).
  • Telefone atendimento Gol no exterior: +55 11 3471 2973 (custo de chamada internacional)

Se você quiser atendimento em português, mesmo que esteja no exterior, pode ligar para o telefone da Gol Linhas Aéreas a qualquer momento, pois o suporte da companhia é 24h.

Para atendimentos em inglês e espanhol, é necessário ligar para a Central de Atendimento Gol no exterior, de segunda a sábado, das 8h às 22h (horário de Brasília).

Como alterar voo da Gol por telefone?

Na Central de Atendimento da Gol, você consegue facilmente alterar o seu voo. Então, o telefone VoeGOL para esse tipo de serviço é 0300 115 2121 (custo de ligação local + impostos).

Qual o telefone da Smiles Gol?

Para tudo que envolve o programa de milhas da Gol, o Smiles, você deve entrar em contato com a Central de Atendimento Smiles.

A central é exclusiva para dúvidas, cancelamentos, alterações ou reclamações de passagens aéreas que foram emitidas com milhas pelo site Smiles.

Além disso, os números para ligação dependem da categoria em que se enquadra seu cadastro na Gol. Depois de verificar qual é a sua categoria, ligue para um dos seguintes números:

  • Contato Gol Diamante e Ouro: 0300 115 7007 (atendimento 24h, com custo de ligação local + impostos).
  • Contato Gol Smiles e Prata: 0300 115 7001 (atendimento das 6h às 0h, diariamente, exceto feriados, com custo de ligação local + impostos).

No exterior, a Smiles Internacional tem atendimento por telefone em mais de 20 países. Acesse o site da Smiles para saber qual número você pode ligar em cada país.

Como falar com o SAC Gol?

Se você quer registrar uma reclamação na Gol, deixar uma sugestão, fazer um elogio ou cancelar um voo, a recomendação é ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).

Pelo SAC, você pode falar com um atendente Gol e tem acesso à área de Ouvidoria da Gol. Ou seja, se você tiver qualquer problema para resolver com a companhia aérea, esse é o número certo para entrar em contato.

  • Telefone SAC Gol: 0800 704 0465 (atendimento 24h e gratuito).
  • Atendimento ao cliente Gol para pessoas com deficiência auditiva: 0800 709 0466 (atendimento 24h e gratuito, em português, inglês e espanhol).

É importante lembrar que não há opção de enviar e-mail para o SAC da Gol.

Qual é o número de Whatsapp da Gol?

Até o momento, a Gol não disponibiliza a opção de atendimento pelo Whatsapp. Portanto, se você ver algum telefone da Gol Linhas Aéreas para Whatsapp, não utilize. Entre em contato com a empresa apenas pelos números oficiais da Gol.

Como usar o chat Gol?

No chat da Gol, você tem acesso ao atendimento virtual da companhia aérea e pode tirar dúvidas, consultar status de voo e gerenciar a sua viagem.

Inclusive, se você quiser, é possível realizar serviços diretamente no chat, como antecipação ou alteração de voo, cancelamento de passagem, marcação de assento e solicitação de crédito/reembolso.

  • Acesse o chat Gol para usar o atendimento virtual.

Lembre-se também que você pode acessar a página Minhas Viagens, no site da Gol, para acompanhar e gerenciar as suas passagens aéreas.

Como solicitar atendimento especial da Gol?

As pessoas que necessitam receber atendimento especial da Gol por causa de condições de saúde devem preencher o Formulário de Informações Médicas (MEDIF).

O documento precisa ser enviado para a Gol no período de 15 dias a 72 horas antes do embarque, com assinatura do passageiro e do seu médico pessoal.

Depois de receber o formulário, a companhia aérea emite um parecer para confirmar se o passageiro está apto ou não a fazer a viagem.

Acesse o site da Gol para ver em quais situações o preenchimento do MEDIF é obrigatório.

Além disso, pessoas com deficiência física ou motora, ou que estão com mobilidade reduzida temporariamente, podem solicitar assistência da Gol no momento da compra da passagem ou pelo atendimento on-line, com pelo menos 48h de antecedência do voo.

Se houver necessidade, a Gol oferece 80% de desconto na passagem aérea para acompanhantes de passageiros que necessitem de suporte especial durante a viagem.

Outros canais de atendimento da Gol Linhas Aéreas: GOLLOG e Voe Fácil

Além de todas as opções de contato com a Gol que já mostramos neste artigo, a companhia aérea também tem linhas específicas para outros serviços:

  • Cartão Voe Fácil (cartão da Gol para pagamento de passagens aéreas em até 36x): 0300 789 7141 (atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 18h).
  • Central de vendas GOLLOG (serviços de transporte de cargas da Gol): 0300 1 465564 ( atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h).
  • SAC GOLLOG: 0880 704 0465 (atendimento gratuito 24h)

Agora ficou simples, né? Você pode entrar em contato com a Gol Linhas Aéreas para reclamar, tirar suas dúvidas ou remarcar passagens aéreas.

Mas, se você teve um voo cancelado pela companhia aérea, talvez não seja suficiente entrar em contato com a Central de Atendimento da Gol. Por isso, não deixe de continuar a leitura e ficar por dentro dos seus direitos nessas situações!

Quais meus direitos por cancelamento de voo da Gol?

Por mais frustrante que seja, a Gol pode fazer alterações nos seus voos, assim como qualquer outra empresa aérea. Infelizmente, isso gera atrasos ou cancelamentos com bastante frequência.

O principal problema dessas mudanças é o impacto que causam na sua viagem e de muitos outros passageiros. Se houver uma conexão perdida, o transtorno fica ainda maior.

No entanto, caso a Gol ou outra companhia aérea atrapalhe sua viagem, você tem direitos garantidos por lei que a empresa deve respeitar. Por isso, é muito importante que você saiba como agir quando esse tipo de problema acontecer.

Descubra a seguir quais são seus direitos em casos de cancelamento de voo pela Gol, o que fazer nessas situações e quais são as suas chances de receber indenização por isso!

null

Receber reembolso

O reembolso em caso de voo cancelado pela companhia aérea deve ser no valor integral da passagem aérea, incluindo as taxas. Se você escolher essa alternativa, lembre-se de que a companhia aérea não tem obrigação de fornecer assistência material.
null

Remarcar o voo

Quando a companhia aérea cancela seu voo, você também pode escolher a opção de remarcar o voo para uma data e um horário da sua preferência, sem taxas adicionais. Nesse caso, a companhia aérea não tem obrigação de oferecer assistência material.
null

Embarcar no próximo voo

Se o seu voo foi cancelado, você tem direito de embarcar no próximo voo para o mesmo destino, mantendo as escalas planejadas da passagem original. O novo voo pode ser operado pela mesma ou outra companhia aérea. Nesse caso, a empresa não pode fazer cobranças adicionais e deve fornecer assistência material.
null

Receber uma indenização

É seu direito receber uma indenização por voo cancelado se a companhia aérea fizer uma alteração no seu voo a menos de 72h do horário da viagem e, por conta desse cancelamento ou da mudança de trecho, você chegar ao seu destino final com 4h ou mais de atraso.

Seu voo foi cancelado? Conte com a gente para receber uma recompensa!

Nós não podemos controlar os cancelamentos de voos, mas ajudamos você a ganhar uma indenização de até R$10 mil pelo transtorno.

Como funciona a assistência material em problemas com a Gol Linhas Aéreas?

Além dos direitos acima, você também deve receber assistência material da companhia aérea se decidir aguardar o embarque no próximo voo. O tipo de assistência depende do tempo que você espera pelo voo.

Quer entender como funcionam seus direitos de assistência material? Veja abaixo:

  • null
    Após 1 hora de espera pelo próximo voo: a companhia aérea deve garantir acesso à internet e telefone ou outros meios de comunicação.
  • null
    Após 2 horas de espera pelo próximo voo: a empresa aérea também deve oferecer alimentação por meio de lanches ou vouchers para consumo no próprio aeroporto.
  • null
    Após 4 horas de espera pelo próximo voo: a companhia aérea deve disponibilizar hospedagem (em caso de pernoite) e traslado.

Lembre-se de que a Gol tem um período de até 72h antes do horário do voo para fazer qualquer alteração no trecho sem ser responsabilizada pela Anac ou por órgãos judiciais.

Porém, quando seu voo é cancelado menos de 72h antes do horário previsto para decolagem, como geralmente acontece, você pode escolher entre embarcar no próximo voo, remarcar a passagem ou receber reembolso.

Além disso, se chegar ao seu destino final com 4h ou mais de atraso em razão do cancelamento, também é seu direito exigir uma indenização por danos morais.

Seu voo foi cancelado e quer saber o que fazer nessas situações?

Aprenda tudo sobre os seus direitos em caso de cancelamento de voo com o COO (Chief of Operating Officer) e fundador da Resolvvi, Jesus Hernandéz:

Contato Gol: tire suas dúvidas sobre como entrar em contato com a companhia aérea

Você pode entrar em contato com a Gol Linhas Aéreas de várias maneiras, depende do tipo de assistência ou serviço que você precisa. Para saber qual telefone certo para ligar, de acordo com a sua necessidade, acesse o site oficial da empresa.

Se preferir, você também pode usar o atendimento virtual do chat Gol.

A Gol oferece atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Apenas em alguns tipos de serviço existe um horário de atendimento específico. Se ficar na dúvida, verifique no site VoeGOL se há indicação de horário de atendimento para o serviço que você precisa.

Se você enfrentou algum problema com um voo da Gol, como atrasos, cancelamentos ou extravio de bagagem, é importante relatar o ocorrido o mais breve possível. Caso seja possível, faça uma reclamação ainda no aeroporto, diretamente com a equipe da companhia aérea. Mas, se preferir, você também pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Gol pelo número 0800 704 0465.

O tempo médio de resposta pode variar dependendo da demanda, mas geralmente a empresa tenta responder dentro de 24 a 48 horas após o contato inicial. Se sua solicitação exigir uma investigação mais aprofundada, o prazo de resposta pode ser estendido.

Caso você não obtenha uma resposta satisfatória ao entrar em contato com a Gol, existem outras opções disponíveis.

Você pode, por exemplo, registrar uma reclamação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que é a entidade reguladora do setor no Brasil.

Além disso, se você sofreu com problemas como atraso ou cancelamento de voo, conexão perdida, overbooking ou extravio de bagagem, verifique de forma gratuita no site da Resolvvi se você tem direito a uma indenização por danos morais.

contato cia aerea

Seu problema com voo vale dinheiro!

Você pode ganhar até R$10 mil sem sair de casa. É simples e sem burocracia.