Como comprovar negativação indevida

Como comprovar negativação indevida?

Tire todas as suas dúvidas e busque sua compensação em dinheiro.

Quer aprender como comprovar negativação indevida?

Se você veio até aqui, com certeza já fez a consulta do seu CPF e sabe que seu nome está negativado indevidamente. Sendo assim, é importante ficar atento(a) sobre todas as provas necessárias para exigir seus direitos o mais rápido possível.

Dessa forma, após descobrir que está com o nome negativado indevidamente, é comum sentir urgência em querer limpar seu nome. Principalmente considerando as inúmeras consequências de estar com o nome sujo, que vão muito além da inadimplência.

Por exemplo, a diminuição da pontuação do score, dificuldade para pedir linhas de crédito, empréstimos, financiamentos e ter problemas para alugar imóveis. Além, é claro, de ser pego de surpresa pelo erro da empresa, geralmente quando precisa dar um passo importante na sua vida.

Porém, além de limpar o nome, é possível receber uma compensação em dinheiro por conta dos danos morais sofridos. Só que para isso, é preciso ter como comprovar a negativação indevida.

Quer saber como comprovar se seu nome foi sujo injustamente? Acompanhe a leitura e tire todas as suas dúvidas!
NOME NEGATIVADO INDEVIDAMENTE?
Verifique agora se você tem direito a uma indenização e limpe o seu nome!
VERIFICAR GRÁTIS

Quais as provas necessárias para comprovar a negativação indevida?

Como já foi explicado acima, a indenização por danos morais acontece como uma penalização, que se dá em razão do erro da empresa ao cadastrar o CPF do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito.

E, como todo processo semelhante, é necessário provar o acontecido. Pensando nisso, selecionamos as principais provas para comprovar uma negativação indevida.

Em primeiro lugar, o mais importante é ter o comprovante da negativação. Ou seja, algo que comprove que a negativação do seu CPF existe ou já existiu de maneira indevida.

Você pode conseguir a comprovação através da consulta do seu CPF. Se você nunca consultou a situação do seu CPF, basta clicar aqui e seguir o passo a passo.

É importante deixar claro que, além de limpar seu nome imediatamente, a empresa também deverá te pagar uma compensação em dinheiro pelo erro. Por isso, as provas são necessárias para comprovar o problema e entrar com seu pedido de indenização.

O consumidor deve informar quando ficou ciente da negativação

Já imaginou pedir um empréstimo no banco e só descobrir que seu nome estava negativado no meio da agência? Ou tentar financiar um imóvel e ficar sabendo que estava com o nome sujo na praça sem aviso prévio?

Pode parecer absurdo, mas o problema é mais comum do que você imagina!

Por isso, ao cadastrar seu pedido de indenização, é importante informar com exatidão o momento que ficou ciente da negativação.

Ou seja, para comprovar a negativação indevida você deve saber a situação que descobriu a negativação e se foi prejudicado de alguma maneira pelo erro da empresa.

Você pode sofrer consequências severas por estar com a restrição no CPF, por exemplo, ao solicitar uma linha de crédito em um banco, o consumidor é recusado por conta disso, sendo pego de surpresa.

Além do mais, é através disso que o valor da sua compensação financeira pode aumentar, já que o dano moral foi mais severo.

Quais as provas necessárias para comprovar a negativação indevida para cada tipo de problema?

Como você já deve saber, existem quatro principais tipos de problema que podem gerar a negativação indevida:
  1. Quando uma conta já paga não é computada pela empresa, provavelmente por não ter dado baixa no pagamento, gerando a negativação do CPF;
  2. Através de um golpe ou uma fraude, ou seja, quando terceiro agem de má fé e usam o nome de um consumidor para fazer débitos;
  3. Por um serviço não contratado, onde o consumidor nunca teve vínculo com a empresa ou consumiu determinado serviço e mesmo assim foi negativado;
  4. Em razão de uma dívida vencida há 5 ou anos ou mais, o consumidor permanece com o CPF negativado, o que também é um erro da empresa;
Provavelmente seu problema envolvendo nome negativado indevidamente se enquadra em uma das situações citadas acima, certo? Sendo assim, se você quiser saber como comprovar negativação envolvida de acordo com o que aconteceu com você, basta clicar abaixo:
  1. Conta já paga
  2. Golpe ou fraude
  3. Serviço não contratado
  4. Dívida vencida há 5 anos ou mais

1) Como provar que já paguei a conta e continuei com o nome sujo?

Pagar uma dívida não é uma tarefa fácil. Porém, pior que o endividamento, é ficar com o nome negativado por um débito que já foi pago totalmente.

Em casos de nome negativado indevidamente por uma conta que já foi paga, sua prova essencial, além do comprovante da negativação, é qualquer documento que prove o pagamento da dívida.

Nesse caso, se seu nome foi negativado indevidamente por uma conta já paga ou a manutenção de uma dívida, a sua prova principal será o comprovante de pagamento.

Além disso, você pode ter em mãos o extrato bancário mostrando o pagamento em questão, recibos, notas fiscais, dentre outros.

2) Como provar que fui negativado por um golpe ou fraude?

Ao passar pela triste experiência de ter os documentos fraudados ou ser vítima de um golpe, é importante buscar formas de comprovar a negativação indevida nos detalhes.

Ou seja, através da inconsistência de informações! Você pode fazer isso conferindo todos os dados que constam na cobrança do débito, checando se tudo realmente bate com suas informações CPF.

Por exemplo, através da escrita do seu nome, a data de nascimento, o nome da sua mãe, etc.

Também podem surgir outros indícios da fraude, como compras em estabelecimentos presenciais de uma cidade que você não reside, por exemplo.

3) Como comprovar que nunca contratei o serviço e fui negativado?

Semelhante ao que acontece em casos de nome negativado por golpe ou fraude, o serviço não contratado também pode gerar uma negativação.

No entanto, nesses casos é de responsabilidade da empresa que fez a cobrança e inscreveu o nome do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito provar a negativação.

Logo, a empresa deve trazer informações envolvendo a solicitação do serviço, por exemplo.

4) Como comprovar que meu nome está sujo por uma dívida vencida?

Uma dívida prescrita ou vencida é quando já se passaram 5 anos da negativação e, de acordo com a lei brasileira, o consumidor não pode permanecer com o nome negativado por conta da dívida vencida.

Porém, isso não quer dizer que a dívida não possa ser cobrada.

Entretanto, para comprovar a negativação indevida em caso de dívida vencida, o consumidor precisará entrar em contato com a empresa e solicitar informações sobre a dívida.

Além disso, você deve ter duas informações:

    1) O momento em que a dívida foi registrada nos órgãos de proteção ao crédito;
    2) A data que o prazo para pagar venceu, originando a dívida.
NOME NEGATIVADO INDEVIDAMENTE?
Nós ajudamos consumidores a serem indenizados de maneira super fácil. Cadastre seu pedido agora!
REIVINDICAR INDENIZAÇÃO

Sabe como comprovar negativação indevida? Não deixe de exigir seus direitos!

Agora você pode contar com a Resolvvi para exigir seus direitos! Com nossa ajuda, você poderá ficar com o nome limpo e ainda receber uma compensação em dinheiro pelo erro da empresa.

Importante lembrar que as provas necessárias servem não somente para comprovar o que aconteceu, mas também para dar peso ao seu caso e aumentar as suas chances de receber uma indenização justa.

Por isso, não se esqueça de trazer informações sobre quando você descobriu a inscrição indevida do seu nome nos órgãos de proteção ao crédito.

Já verificou se seu caso é qualificado para receber uma compensação em dinheiro? É tudo online, sem audiências e sem burocracias.

outros Conteúdos

Nome negativado por conta já pagaNome negativado por golpe ou fraudeNome negativado por serviço são contratadoNome negativado por dívida vencida há 5 anos ou mais