Atraso de Voo

Nome negativado por dívida caduca depois de 5 anos

Saiba os seus direitos e o que fazer.
Você pode ter direito a compensação!

Avaliar caso grátis
Verificar seu caso leva menos de 3 minutos.
Você sabia que as dívidas possuem um prazo de validade para serem cobradas judicialmente? A prescrição de uma dívida possui um prazo determinado a partir do dia em que a primeira parcela do pagamento venceu.

Já é amplamente conhecido que uma empresa cobradora tem até 5 anos para fazer a cobrança judicial do débito, inscrever o CPF nos órgãos de proteção ao crédito ou manter o consumidor negativado.

Depois desse prazo de 5 anos, o nome do consumidor deve ser limpo imediatamente e a dívida só poderá ser cobrada de maneira branda. Ou seja, uma dívida caduca depois de 5 anos, como é popurlamente falado.

No entanto, se o CPF do consumidor permanecer inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, a negativação do nome será considerada indevida e o consumidor negativado tem direito a uma indenização.

Quer saber tudo sobre nome negativado indevidamente por dívida vencida e como pedir sua indenização com a Resolvvi? Acompanhe!
NOME NEGATIVADO INDEVIDAMENTE?
Verifique agora se você tem direito a uma indenização e limpe o seu nome!
VERIFICAR GRÁTIS

Como acontece a negativação do nome por dívida caduca há 5 anos ou mais?

Como explicamos, a inscrição de um CPF nos órgãos de proteção ao crédito possui um prazo de 5 anos para permanecer lá. Do contrário, passados os 5 anos, a empresa que fez a negativação do nome não poderá mais cobrar pela dívida judicialmente e nem continuar com a inscrição no SPC ou Serasa.

No entanto, a cobrança da dívida caduca poderá ser feita de maneira branda e sem constranger o inadimplente. Sendo assim, é importante ficar atento aos seus débitos ou dívidas correntes, dando uma atenção especial ao prazo de validade de cada uma. 

O prazo para uma dívida ficar caduca é contato a partir da data de vencimento. Ou seja, do dia que o consumidor deveria ter pago a dívida.

Como saber que fui negativado indevidamente por uma dívida caduca?

Muitas vezes, com o acúmulo de contas e da correria, esquecemos totalmente de acompanhar determinadas dívidas ou de pagar uma fatura. E, sem mesmo perceber, seu CPF pode ir parar nos órgãos de proteção ao crédito e ficar lá por anos.

Porém, você pode acompanhar todas as dívidas em seu nome através dos sites do SPC, Serasa ou Boa Vista. Em poucos minutos, você pode descobrir quando foi negativado e a empresa que fez a inscrição.

Como você já deve saber, ficar com o nome negativado indevidamente é um problema sério e é muito importante que você resolva isso imediatamente, principalmente considerando as consequências de estar negativado, como ter linhas de crédito negadas.

Infelizmente, para piorar, muitos consumidores só se dão conta da sua situação de negativados quando estão precisando fazer um empréstimo, por exemplo. Por isso, não deixe de verificar a situação do seu CPF para saber se há uma dívida caduca negativando seu nome.

Como posso provar que meu nome foi negativado indevidamente por uma dívida caduca?

Em se tratando de dívida prescrita ou caduca, pode ser um pouco mais complexo de provar que nome foi negativado. Isso acontece por dois motivos:

1) o consumidor já pagou a dívida, mas ela permaneceu negativada após 5 anos;
2) a dívida de fato está caduca, ou seja, continua negativada após 5 anos.

Em casos de uma dívida já paga que permanece inscrita nos órgãos de proteção ao crédito após 5 anos, basta comprovar que você pagou. Porém, em casos de uma dívida que já caducou, é importante saber quando a dívida prescreveu de fato. Ou seja, qual a data do vencimento da primeira parcela e se já se passaram 5 anos.

As provas necessárias para comprovar que a dívida caduca está negativando seu nome indevidamente são:
  1. Comprovante de nome negativado. Para saber como garantir o seu, clique aqui;
  2. Prints de troca de mensagens/e-mails com a empresa;
  3. Números dos protocolos de atendimento;
  4. Fatura/boleto que mostre a data inicial da dívida e vencimento.
Com as provas em mãos e sendo possível comprovar a negativação indevida, é seu direito que a empresa limpe o nome negativado e pague uma indenização pelos danos morais sofridos, e você pode fazer isso com a ajuda da Resolvvi.

Nome negativado indevidamente por dívida caduca? Peça sua indenização online!

Sabendo que foi negativado indevidamente por conta de uma dívida caduca ou prescrita e com as provas necessárias, o consumidor que identificou o problema poderá limpar seu nome e ainda receber uma indenização por danos morais.

Para isso, se você já passou por isso ou conhece alguém que foi prejudicado por um nome negativado indevidamente, fique sabendo que pode contar com a Resolvvi.

Vamos resolver seu problema de nome negativado indevidamente de maneira totalmente online, sem audiências e o melhor: você só paga quando receber a indenização.

Quer saber se seu caso é qualificado a uma indenização? Verifique grátis agora mesmo e limpe seu nome!
NOME NEGATIVADO INDEVIDAMENTE?
Nós ajudamos consumidores a serem indenizados de maneira super fácil.
Verifique se tem direito agora!
VERIFICAR GRÁTIS