Perguntas Frequentes

Nome Negativado Indevidamente

Perguntas Frequentes

Resolução do problema

saiba mais

Como a Resolvvi atua para resolver o meu problema?

Após o consumidor cadastrar um pedido e enviar os documentos necessários, enviamos o pedido de limpeza do nome e de indenização para a empresa em busca de um acordo preliminar.

Se não houver uma proposta de acordo, acionamos nossos advogados parceiros especialistas para realizar o pedido formal de indenização e para limpar o nome do consumidor. Mas, nos dois casos, as condições são as mesmas: cobramos pelo nosso serviço apenas 30% do valor recebido, que você só paga quando receber sua indenização.

E tudo no nosso jeito Resolvvi de buscar seus direitos: online, sem burocracias, sem audiências e com segurança!

saiba mais

Preciso pagar algo para entrar com o pedido para limpar meu nome e buscar uma indenização?

Fique tranquilo(a), pois você não terá que desembolsar nenhum valor. Nós arcamos com os possíveis custos iniciais do processo e você só paga se ganhar! Cobramos pelo nosso serviço uma taxa de 30% do valor da indenização que você receber. Caso perca ou tenhamos algum custo extra, nós assumimos.

saiba mais

Onde posso acompanhar o meu pedido de indenização?

Todas as informações em relação ao processo de limpeza do seu nome e de busca pela indenização são fornecidas por nós. Nos casos de judicialização, fornecemos o número do processo para que o cliente consulte quando quiser em que fase encontra seu pedido. Fique tranquilo, pois sempre estaremos atualizando todo movimento em busca da sua indenização. E, o mais importante, estaremos sempre disponíveis para atender qualquer dúvida que venha a surgir!

saiba mais

Quanto tempo vai levar para o meu problema ser resolvido?

Primeiramente, a Resolvvi entra com o pedido de limpeza do nome do consumidor com senso de urgência, o tempo médio para a limpeza do nome é de 30 dias úteis a partir da entrada do pedido na justiça.

Depois disso, entramos com o pedido de indenização. Atualmente, a média de tempo necessário para se concluir um pedido de indenização, desde a finalização do cadastro até o recebimento dos valores, é de 8 meses, podendo variar de caso a caso. Isso porque dependemos de resposta das empresas e do judiciário durante a busca pela sua indenização. O mais importante é que sempre buscaremos a solução mais simples e rápida possível para o seu caso!

saiba mais

Qual o valor médio de indenização por nome negativado indevidamente?

O valor da indenização vai depender de cada caso.

Esse valor pode variar de acordo com o dano causado pela empresa e qual a situação que o seu problema se encaixa. Além de variar de acordo com a decisão do(a) juiz(a) que for responsável pelo pedido judicial.

A indenização do pedido pode chegar a valores entre R$ 6.000,00 e 13.000,00, ou seja, sua indenização pode chegar até esses valores, dependendo das características do seu caso.

Lembramos que as provas adicionais ajudam a fortalecer o seu pedido e aumentam as chances de uma indenização em um valor mais alto.

Mesmo seguindo para a justiça, priorizamos o processo 100% online, porém isso depende de alguns fatores do seu caso e da sua localidade.

saiba mais

Precisarei pagar algo se o meu pedido for recusado?

Você não terá que desembolsar nenhum valor para dar entrada no seu pedido de indenização com a Resolvvi. Nós arcaremos com todas as eventuais despesas, e se o seu pedido de indenização for negado, você não terá que desembolsar nenhum valor.

saiba mais

Como irei receber pela minha indenização pelo problema de nome negativado indevidamente?

Se o seu pedido de indenização for bem sucedido, podem acontecer duas situações:

Caso o valor da indenização seja depositado diretamente na sua conta, emitimos um boleto para o pagamento da nossa taxa de serviço.

Se o valor da indenização for depositado diretamente na conta da Resolvvi, realizamos a transferência para a conta do cliente, descontamos os 30% do valor da indenização e enviamos os devidos comprovantes, tanto do valor recebido pela empresa quanto do valor depositado na conta do cliente.

saiba mais

Qual é a minha chance de ganhar uma indenização?

Nossa taxa de sucesso é de mais de 98%. Temos mais de 3000 consumidores indenizados, nos últimos 3 anos.

saiba mais

Quando e quanto terei que pagar para a Resolvvi?

Cobramos pelo nosso serviço uma taxa de 30% do valor da indenização, que você só paga após o recebimento do valor, se ganhar.

Meus Direitos

saiba mais

Por quais situações posso limpar o meu nome?

1) Conta ou dívida já paga: quando você já pagou e, mesmo assim, a empresa negativou ou manteve o seu nome negativado (após o pagamento, o prazo para remoção da negativação é de 5 dias úteis);
2) Serviço não contratado: quando você não reconhece qualquer vínculo com a empresa que negativou seu nome por uma dívida que você desconhece;
3) Cancelamento de serviço: quando você tem o nome negativado pela empresa por um serviço que já havia sido cancelado e com todas as pendências quitadas.

saiba mais

No momento do cadastro do meu pedido, eu tenho uma ou mais negativações ou protestos de dívidas legítimas, ou seja, que eu realmente fiz. Ainda posso cadastrar um pedido na Resolvvi?

Infelizmente, não. O dano moral pelo qual é possível buscar indenizações para consumidores decorre da mancha na honra dos consumidores que estão com suas contas em dia e estão indevidamente inscritos na lista de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito. No caso em que o consumidor possui mais de uma negativação e, pelo menos uma delas é legítima, o direito de pedir esta indenização é perdido, perante a justiça.

saiba mais

Quais são as provas necessárias para limpar o nome e buscar uma indenização por nome negativado indevidamente?

As provas necessárias para buscar uma indenização variam de acordo com a situação. Veja as provas necessárias para cada caso abaixo:

1) A dívida foi paga em dia:
- Comprovante de negativação válido, saiba como conseguir;
- Boleto/fatura da dívida;
- Comprovante de pagamento, saiba como recuperar.

2) A dívida foi paga em atraso, mas a negativação persistiu além do prazo legal (5 dias úteis):
- Comprovante de negativação válido incluindo a data da consulta, saiba como conseguir;
- Documento que comprova o acordo feito entre cliente e empresa (se houver);
- Boleto/fatura utilizado para efetuar o pagamento;
- Comprovante de pagamento, saiba como recuperar;
OBS: O pagamento deve ser datado de pelo menos 15 dias úteis anteriores à data presente no comprovante de negativação.

3) Serviço não contratado:
- Comprovante de negativação válido, saiba como conseguir.

4) Cancelamento do serviço:
- Comprovante de negativação válido, saiba como conseguir;
- Documento/comunicação com data feita pela empresa indicando que o serviço foi cancelado;
- Quitação de todos os débitos pendentes pré-cancelamento.

saiba mais

Paguei minha dívida depois do vencimento, ainda posso ter o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito?

Sim! Ao pagar a dívida depois do vencimento, seja através de acordo para renegociar os valores devidos, ou seja pelo simples pagamento de fatura atrasada, o consumidor pode ter o nome negativado, caso não quite corretamente a dívida pendente.

Se o consumidor fez acordo para renegociar uma dívida em aberto, é preciso ficar atento aos detalhes do acordo! Todas as regras do acordo devem ser cumpridas, principalmente a data de vencimento para o pagamento, pois, caso deixe vencer o acordo ou alguma parcela, a empresa poderá negativar o nome do consumidor, já que ele voltou a ser devedor de uma nova dívida.

Se o consumidor simplesmente pagou uma conta após o vencimento, sem negociar os valores em aberto, no momento do pagamento ele deve ficar atento e conferir se os juros e multas estão inclusos no pagamento. Caso o consumidor pague a fatura atrasada sem incluir juros e multas, o valor não será quitado, podendo ser inscrito nos órgãos de proteção ao crédito.

saiba mais

Qual a diferença entre uma conta atrasada e uma dívida negativada?

- Dívidas negativadas: dívidas que realmente foram negativadas nos órgãos de proteção ao crédito (SPC, SCPC e Serasa). A dívida negativada também pode aparecer com nome de "Dívida Exibida ao Mercado";

- Conta atrasada: dívidas vencidas e não pagas, mas que não estão negativadas em nenhum dos órgãos de proteção ao crédito. Normalmente aparece a nomeação "Conta Atrasada" nos órgãos de proteção ao crédito (SPC, SCPC e Serasa).

saiba mais

Posso buscar uma indenização por uma cobrança indevida ou uma conta atrasada?

O consumidor cobrado de forma constrangedora ou por uma dívida que não reconhece, mas realizou o pagamento, pode ter direito a indenização ou devolução em dobro dos valores pagos!

Infelizmente, cobrança indevida, sem que tenha tido uma negativação, ainda não é uma área que a Resolvvi atua. Mas você pode cadastrar uma reclamação no Consumidor.gov.br e no Reclame Aqui sobre a sua cobrança indevida.

Além disso, você também pode iniciar uma ação judicial sem ajuda de um advogado, por meio do Juizado Especial Cível (JEC), podendo receber até o dobro do valor cobrado indevidamente. 

saiba mais

Fiz uma dívida há mais de 5 anos, hoje ela está como uma conta atrasada e continuo recebendo cobranças. Como faço para retirá-la do meu CPF?

Após o prazo de 5 anos do vencimento original da dívida, ela não pode ser mais negativada ou cobrada judicialmente. No entanto, a empresa ainda pode cobrá-la administrativamente. Portanto, se você reconhece a dívida, ela continuará como conta atrasada até que um acordo seja fechado e pago.

saiba mais

Até quanto tempo depois do ocorrido eu posso entrar com um pedido de indenização por nome negativado indevidamente?

Até 3 anos após a data que você foi informado(a) que estava com o nome negativado indevidamente.

saiba mais

Quais os tipos de comprovante de negativação válidos e o que é necessário ter?

1) Serasa: 

- Print de todas as dívidas existentes na seção de “Dívidas Negativadas” no site do Serasa;

OBS: Para que a prova seja considerada válida, todas essas informações precisam estar na tela: 

- o título “Dívidas negativadas”;
- a empresa que fez a negativação e seu CNPJ; 
- o valor da dívida; 
- a data da dívida; 
- o número do contrato com a empresa.

2) Boa Vista (SCPC):

- Print de todas as dívidas existentes na parte de “Dívidas: débitos já exibidos no mercado”, no site da Boa Vista;

OBS: Para que a prova seja considerada válida, todas essas informações precisam estar na tela: 
- a empresa que fez a negativação e seu CNPJ; 
- o valor da dívida; 
- a data da dívida;
- o número do contrato com a empresa.

saiba mais

Minha dívida é um protesto em cartório. É possível buscar uma indenização por danos morais?

Só é possível buscar uma indenização em caso de protestos se a dívida se tratar de um serviço não contratado, isto é, se não for reconhecido qualquer vínculo com a empresa. Em todos os outros casos, é necessário que a pessoa se dirija ao cartório para solicitar a baixa do protesto, apresentando as provas necessárias de que a dívida foi quitada.

saiba mais

Como posso comprovar a negativação indevida por um protesto?

É necessário apresentar a certidão de protesto/certidão positiva de débitos. Ela deve conter:

- a empresa que fez a negativação e seu CNPJ; 
- o valor da dívida; 
- a data da dívida;
- o número do contrato com a empresa.

saiba mais

Minha negativação é devido a uma dívida a um órgão público. É possível buscar uma indenização com a Resolvvi?

A Resolvvi é especializada em casos relacionados a direito do consumidor e dívidas relacionadas ao pagamento de impostos não são regidas pelo Código de Defesa do Consumidor. Recomendamos entrar em contato diretamente com o próprio órgão e a sua ouvidoria para relatar o caso e buscar sua resolução.

saiba mais

Paguei minha dívida em atraso, mas ela não foi retirada dentro do prazo legal, posso buscar uma indenização por isso?

Pode sim. Mas você precisa ter como provar que a negativação não foi retirada dentro do prazo legal.

Caso você não tenha como provar o contrário, você pode buscar uma indenização pelo Juizado Especial Cível (JEC).

Entretanto, se ela tiver sido retirada dentro desse prazo legal (5 dias úteis), não será possível buscar uma indenização pelo problema. Vale ressaltar que se a dívida for paga em atraso e tiver incidência de multa e juros, você precisa garantir que os valores referentes a multa e juros também foram pagos.

saiba mais

Já entrei com um processo na justiça pelo meu problema com nome negativado indevidamente, posso cadastrar um pedido na Resolvvi pelo mesmo problema?

Não. Caso já exista uma ação judicial em andamento ou tenha sido realizado um acordo, não é possível cadastrar um pedido na Resolvvi referente ao mesmo problema de nome negativado indevidamente.

O Cadastro

saiba mais

Quais são os passos para limpar o nome e buscar uma indenização?

Os passos para reivindicar uma indenização através da Resolvvi são:
     - Verificação de elegibilidade do seu caso: Antes de iniciar o cadastro do pedido de nome negativado indevidamente, o usuário precisa verificar se o seu caso é qualificado a uma indenização. A verificação é feita conforme o usuário responde a algumas perguntas acerca do problema sofrido e leva cerca de 5 minutos.
     - Comprovar a negativação indevida do nome: Para casos de negativação indevida, é necessário o comprovante de nome negativado indevidamente válido.
    - Dados do consumidor: As informações do usuário são necessárias para gerar e assinar os documentos exigidos legalmente para seguir com o pedido de indenização e limpeza do nome. A segurança dos dados dos usuários é nossa prioridade, e serão utilizados somente para limpar o nome e buscar a indenização do consumidor.
    - Documentos pessoais: Os documentos pessoais necessários para entrar com um pedido de indenização são documento de identidade com foto e comprovante de residência. A apresentação dos documentos pessoais é exigência tanto das empresas para realizarem o acordo, como da justiça nos casos em que realiza-se um pedido de indenização judicial.
 - Assinatura digital: após a análise do caso do consumidor, são gerados automaticamente o contrato de honorários, formalizando o compromisso de pagar a taxa de serviço de 30% do valor da indenização recebida, e a procuração, que permite à Resolvvi representar e buscar a indenização para o passageiro. A assinatura dos documentos é realizada digitalmente e é válida judicialmente.

Assinatura Digital e Documentação

saiba mais

Como funciona a assinatura dos documentos?

A assinatura dos documentos é realizada digitalmente e é válida judicialmente. O usuário será levado a página de assinatura e precisará de um token/código para validar a assinatura digital. É possível optar por receber o token/código através de SMS ou por email.
     - Assinar (SMS): o usuário receberá o token/código por sms no seu número cadastrado.
     - Assinar (email): o usuário receberá o token/código no seu email cadastrado.

saiba mais

Para que serve a procuração gerada digitalmente?

A procuração é um documento formal que permite à Resolvvi representar e buscar a indenização para o consumidor que teve o nome negativado indevidamente. A procuração é referente apenas para o caso específico cadastrado contra a empresa envolvida na negativação.

saiba mais

Para que serve o contrato de honorários?

O contrato de honorários serve para formalizar o seu compromisso de pagar a taxa de serviço da Resolvvi de 30% do valor da indenização recebida. Se você não ganhar nada, não pagará nada.

saiba mais

Quais os documentos necessários para entrar com o pedido de indenização?

Os documentos pessoais necessários para entrar com um pedido de indenização, são apenas um documento de identidade com foto e um comprovante de residência atualizado dos últimos três meses.
     
Exemplos de documentos com foto:
     - RG;
     - CNH;
     - Passaporte;
     - Carteira de classe (como OAB, CRM, CRC e etc);
     - RNE (no caso de estrangeiro que resida no Brasil);
     - Qualquer documento oficial que apresente os dados do passageiro e uma foto.

O comprovante de residência pode ser qualquer documento que apresente os dados do consumidor e o seu endereço.
     
Exemplos de comprovante de residência:
     - Conta de água, luz ou telefone;
     - Extrato bancário ou fatura do cartão de crédito;
     - Matrícula escolar.

Caso o consumidor não possua comprovante de residência em seu nome, mas more com seus pais, pode-se utilizar o comprovante de residência no nome de seus pais em conjunto com outro documento que comprove a filiação.

Caso o consumidor não possua comprovante de residência em seu nome e não more com os pais, pode-se utilizar o comprovante de residência do proprietário da residência e será enviada uma declaração de residência para o proprietário.

saiba mais

Por que preciso enviar meus documentos pessoais?

A apresentação dos documentos pessoais é uma exigência tanto das empresas para realizarem o acordo, como da justiça para ingressar com um pedido de indenização judicial. Então, estes documentos são indispensáveis para seguirmos com o pedido de indenização. É importante ressaltar que a nossa plataforma é totalmente segura e que os dados fornecidos pelo usuário são utilizados de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Sobre a Resolvvi

saiba mais

O que é a Resolvvi e como ela pode me ajudar?

A Resolvvi é uma empresa de tecnologia que ajuda consumidores que tiveram problemas com voo ou nome negativado indevidamente a buscarem indenização de forma totalmente online e sem custos iniciais, apenas quando receberem a indenização. Somos especialistas em direito do consumidor e acreditamos que podemos auxiliar esses consumidores através da inovação e da tecnologia.

saiba mais

Por que devo escolher a Resolvvi como solução para o meu problema?

A Resolvvi é líder e referência em direitos do consumidor no Brasil. Mais de 3 mil consumidores já foram ajudados pela Resolvvi e ela já recuperou mais de 15 milhões de reais em indenizações para os consumidores que tiveram problemas de direito do consumidor.

Não encontrou o que estava procurando?

Se você tem alguma dúvida que não está entre as nossas Perguntas Frequentes, fale com a gente! Você pode entrar em contato através do chat ou mandar um email para a gente pelo endereço atendimento@resolvvi.com.