Como saber se estão usando seu CPF indevidamente:

Seu nome está negativado porque usaram seu CPF indevidamente?

Entenda os seus direitos quando estão usando seu CPF indevidamente e entenda quando você pode receber uma indenização e limpar seu nome.

Verifique grátis
Já imaginou seu nome acabar inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, mas você sequer consumiu algum serviço da empresa que te negativou?

Com o aumento do número de golpes e vazamentos de dados, muitas pessoas só descobrem quando estão negativadas quando já é tarde demais. Isto é, quando precisam pedir um empréstimo.

Infelizmente, quando alguém está usando seu CPF indevidamente, parece que nem adianta pagar as contas em dia e manter o planejamento financeiro em dia, já que os golpistas estão em ação usando seus dados.

No entanto, não desanime! Pois, de acordo com as últimas decisões judiciais, caso você fique negativado quando usam seu CPF indevidamente, você pode receber uma indenização, além de limpar seu nome imediatamente.
Resumo

⚖️ Você tem direito a uma indenização por danos morais quando seu nome é negativado indevidamente por um serviço que não contratou. Isto é, quando tem uma dívida negativada injusta em seu CPF.

🔎 É importante comprovar a negativação indevida através da consulta do seu CPF. Além disso, você pode incluir em seu pedido de indenização através de troca de mensagens ou qualquer comunicação com a empresa e outras provas, como boletim de ocorrência de perda de documentos.
A melhor maneira de evitar problemas com nome negativado indevidamente é fazer a consulta do seu CPF com alguma regularidade.

Pode parecer bobagem, mas quanto mais rápido você tomar conhecimento da sua situação, mais fácil será para resolver. Afinal, seu score de crédito também está sendo prejudicado.

Pois, como você já deve saber, o nome negativado vai muito além da fama de mau pagador no mercado, já que o negativado pode ter até mesmo suas linhas atuais de crédito bloqueados.

Por isso, não deixe fazer justiça e exigir seus direitos! As consequência do usarem seu CPF indevidamente são muito graves para você não resolver esse problema.

Quer saber se seu problema com uso indevido de CPF dá direito a uma indenização? É só clicar no botão abaixo e verificar seu caso grátis:

O que significa uso indevido do CPF?

Com o crescimento dos golpes online, saber se alguém está usando seu CPF indevidamente é uma dúvida muito comum e, também válida.

Afinal, os vazamentos de dados são constantes e, muitas vezes, não somos tão cuidadosos assim com nossos dados.

Por outro lado, para piorar, existem muitos golpistas que conhecem ferramentas e artimanhas para usar seus dados de forma indevida, criando cartões de crédito e pedindo empréstimos com seu nome.

Em resumo, quando estão usando seu CPF indevidamente, quer dizer que seu nome pode estar negativado nos órgãos de proteção ao crédito.

Na prática, quer dizer que você pode estar com o nome sujo na Serasa por uma dívida que não fez.

Muitas vezes, a dívida ainda nem está negativada, sendo apenas uma uma cobrança indevida não paga em no Serasa.

Porém, por conta do não pagamento, a empresa acaba negativando seu nome indevidamente por essa dívida que você não fez.

Dessa forma, para além da fraude, você sofrerá com todas as consequências de quem está negativado, como ter crédito negado e não poder fazer financiamentos e empréstimos.

Importante: Por lei, a empresa que fez a inscrição do CPF deve notificar antecipadamente a pessoa negativada. O prazo pode variar de empresa para a empresa, entre 10 dias úteis ou 30 a 45 dias corridos.

Como meu CPF pode ser usado indevidamente?

Geralmente, o uso indevido de um CPF é usado para contratação de serviços, uso do seu cartão de crédito e até mesmo a abertura de conta bancária em seu nome.

Dessa forma, a pessoa usando seu CPF indevidamente pode estar cometendo fraudes em seu nome, gerando dívidas negativadas.

Ou, em outros casos, também pode acontecer de uma empresa te cobrar indevidamente por um serviço que você nunca consumiu, até mesmo por erro da empresa.

Com a conta atrasada e não paga, a dívida é negativada nos órgãos de proteção ao crédito.

No final das contas, você acaba sendo prejudicado por uma dívida que não fez.

Como saber se estão usando meu CPF indevidamente?

A melhor maneira de saber se estão usando seu CPF indevidamente é buscando comprovar a negativação indevida.

Para isso, você deve consultar seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito e acompanhar as movimentações que são feitas nele.

Todo e qualquer uso dos seus dados pessoais podem deixar “rastros”, principalmente no Serasa e SPC, que funcionam como um banco de dados para empresas.
Quer saber se seu nome realmente está negativado nos órgãos de proteção ao crédito? Veja agora nosso passo a passo simplificado! Basta clicar aqui. 👈
Ao verificar que você tem uma dívida negativada e já suspeitar que ela é indevida, não deixe de confirmar as informações abaixo no painel dos órgãos de proteção ao crédito:

A empresa que fez a negativação e seu CNPJ;
- O valor da dívida;
- A data da dívida;
- O número do contrato com a empresa,

Além disso, é importante lembrar também que, muitas vezes, os consumidores só descobrem que estão usando seu CPF indevidamente quando precisam dar algum passo importante em sua vida financeira, o que pode gerar complicações.

Com isso em mente, caso estejam usando seu CPF indevidamente, você terá o direito de receber uma indenização.

Porém, para exigir seus direitos, é necessário saber como comprovar a negativação indevida.

O que fazer quando usam seu CPF indevidamente?

Agora que você está por dentro de como saber se estão usando seu CPF indevidamente, é importante saber como resolver o problema.

Para isso, você pode contar com a ajuda da Resolvvi! Vamos limpar seu nome e buscar uma compensação em dinheiro justa.

Antes de tudo, é muito importante você consultar seu CPF através do passo a passo disponível aqui.

Atenção: a consulta do seu CPF e o print ou captura de tela do seu comprovante de nome negativado é essencial para comprovar o ocorrido.

Em seguida, basta verificar grátis em nosso site e contar o que aconteceu.

Dessa forma, nossos especialistas vão cuidar do seu caso e buscar um acordo, além de garantir que seu nome seja retirado dos órgãos de proteção ao crédito.

Quer saber se você pode receber uma indenização quando seu CPF está sendo usado indevidamente? É só verificar no botão abaixo!