Atraso de Voo

Pagou a conta e seu nome continua negativado?

Saiba os seus direitos e o que fazer.
Você pode ter direito a compensação!

Avaliar caso grátis
Verificar seu caso leva menos de 3 minutos.
Já pagou uma dívida ou conta e seu nome continuou negativado?

Pode parecer absurdo, mas esse problema é mais comum do que você imagina e qualquer consumidor pode ser vítima de nome negativado indevidamente por uma conta, acordo ou dívida que já pagou.

Normalmente, a manutenção da dívida que não foi feita por você pode ter como consequência uma série de cobranças indevidas. E, por fim, a inscrição do CPF do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito.

Porém, esse tipo de problema não deve passar batido!

O consumidor pagar a conta e mesmo assim seu nome continuar negativado tem grandes chances de receber uma indenização pelo transtorno sofrido.

Quer saber tudo sobre nome negativado indevidamente por uma conta já paga e como pedir sua indenização com a Resolvvi? Acompanhe!

Pagou a conta e seu nome continua negativado? Entenda como o problema aconteceu.

Algumas vezes, mesmo após o pagamento de um débito ou de todas as parcelas da negociação de uma dívida, o consumidor é negativado ou permanece com o nome sujo.

Ou seja, você já pagou toda a dívida e seu nome continua sujo, gerando uma negativação indevida do seu CPF.

Importante deixar claro que o CPF do consumidor deve ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito após 5 dias do pagamento da primeira parcela da dívida negativada.

Ou seja, caso você tenha feito uma dívida há alguns anos e, após negociar o pagamento, pagou a primeira parcela na data determinada, seu nome deve ser limpo em um prazo de até 5 dias.

Além dos casos de manutenção de dívida, também pode acontecer da empresa continuar te cobrando por um débito que foi pago em dia.

Nesse caso, além da cobrança indevida, a empresa está negativando seu nome de maneira indevida.

Importante: Por lei, a empresa que fez a inscrição do CPF deve notificar antecipadamente a pessoa negativada. O prazo pode variar de empresa para a empresa, entre 10 dias úteis ou 30 a 45 dias corridos.

Sendo assim, caso você pague a conta, mas seu nome permaneça negativado, é bem provável que a empresa não tenha dado baixa no pagamento.
informacao
Atenção: Em casos de nome negativado por não pagamento de acordo, é importante saber que após a renegociação dos valores do débito junto à empresa e o pagamento integral ou da primeira parcela do acordo, a empresa tem a obrigação de retirar a negativação.

A retirada da inscrição deve ser feita após 5 dias úteis do pagamento, valendo tanto para o valor total como para uma parcela.

No entanto, em casos de atraso ou não pagamento de uma dívida e a empresa não ter feito a negativação ainda, a inscrição nos órgãos de proteção ao crédito pode ser feita tanto após o pagamento integral ou primeira parcela.

Porém, se seu nome foi negativado ou ainda estiver após 5 dias úteis do pagamento integral ou primeira parcela do acordo, você possui direito a uma indenização por danos morais! Basta comprovar que pagou a primeira parcela do que foi acordado e que seu nome ficou sujo por mais de 5 dias úteis após o pagamento.

Como saber que fui negativado indevidamente por uma conta que já foi paga?

A melhor maneira de acompanhar toda e qualquer movimentação em seu CPF é realizando a consulta nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa ou Boa Vista.

Lá, será possível descobrir se você está de fato negativado ou se você só possui dívidas com ofertas de acordos.

Em primeiro lugar, é importante entender a diferença entre uma dívida negativada e uma conta atrasada:

Dívidas negativadas: são dívidas que foram negativadas nos órgãos de proteção ao crédito;

Contas atrasadas: são dívidas vencidas e não pagas, mas que não estão negativadas nos órgãos de proteção ao crédito.

Dessa forma, as dívidas negativadas são aquelas que realmente estão negativando seu CPF. Já as contas atrasadas geralmente se apresentam através de propostas de acordo.

É comum existir uma confusão entre dívidas negativadas ou contas atrasadas e propostas de acordos.

Na verdade, isso acontece porque órgãos como Serasa e Boa Vista SCPC também são plataformas de acordos entre empresas e consumidores.
Quer saber se seu nome realmente está negativado nos órgãos de proteção ao crédito? Veja agora nosso passo a passo simplificado! Basta clicar aqui. 👈
Ao verificar que você tem uma dívida negativada e já suspeitar que ela é indevida, não deixe de confirmar as informações abaixo no painel dos órgãos de proteção ao crédito:

A empresa que fez a negativação e seu CNPJ;
- O valor da dívida;
- A data da dívida;
- O número do contrato com a empresa,

Além disso, é importante lembrar também que, muitas vezes, os consumidores só descobrem a situação do CPF quando precisam dar algum passo importante em sua vida financeira, o que pode gerar complicações.

Com isso em mente, o consumidor que pagar a dívida e continuar com o nome sujo terá o direito de pedir uma indenização pelos danos morais sofridos.

Porém, para exigir seus direitos, é necessário saber como comprovar a negativação indevida.

Como posso provar que meu nome foi negativado indevidamente por uma conta que já paguei?

Sabendo que foi negativado, é importante que o consumidor guarde as provas necessárias para comprovar o ocorrido. Ou seja, comprovar a negativação indevida do CPF.

Nesse caso, em situações de nome negativado por uma conta que já foi paga, você vai precisar das seguintes provas:
  1. Comprovante de nome negativado. Para saber como garantir o seu, clique aqui;
  2. Extratos bancários;
  3. Recibos;
  4. Comprovantes impressos;
  5. Qualquer documento que comprove a quitação da dívida;
  6. Boleto e/ou fatura utilizada para realizar o pagamento.
Com as provas em mãos, o consumidor poderá comprovar que foi vítima de nome negativado indevidamente.

Assim, você poderá contar com a ajuda da Resolvvi para limpar seu nome e buscar uma indenização pelo transtorno sofrido.

Nome negativado indevidamente por conta já paga? Peça sua indenização online!

Ciente da negativação e com suas provas em mãos, o consumidor que pagou a dívida e continuou com o nome negativado poderá ter seu nome limpo e receber uma compensação em dinheiro.

Para isso, você pode contar com a Resolvvi!

Vamos resolver seu problema de nome negativado indevidamente de maneira totalmente online.

E o melhor:
você só paga quando receber a indenização.

Quer saber se seu caso é qualificado a uma indenização? Verifique grátis agora mesmo e limpe seu nome!
VERIFICAR GRÁTIS